Bizarra vespa gigante encontrada na Indonésia.

Cientistas descobriram uma nova e  incomum espécie de Vespa durante uma expedição para a ilha de Celebes, Indonésia.

A nova espécie é escura, tem um tamanho de corpo enorme e seus machos têm longas  mandíbulas em forma de foice. Pertence à família de vespa escavadora, , que é um diversificado grupo de vespas com  milhares de espécies conhecidas em todo o mundo.

A vespa escavador fêmea procurar outros insetos como presas para seus filhotes e paralisar a presa  através de ferroadas. A seleção de presas muitas vezes é específico da espécie,mas a presa da nova espécie é desconhecida, relatou o jornal especializado ZooKeys.

Com seu tamanho corporal incomum e mandíbulas do macho, a nova espécie difere de todas as vespas escavadoras relacionadas, tanta que ela foi colocada em um novo em um novo gênero de si próprio, Megalara, uma combinação de “Mega” do grego, que significa grande e o final de Dalara, um gênero de vespa relacionado.

Lynn Kimsey (Universidade da Califórnia Davis) e Michael Ohl (Museum für Naturkunde, Berlin), são os descobridores da vespa gigante e em conjunto resolveram batizar a espécie  de Garuda, homenagem ao símbolo nacional da Indonésia, uma criatura mítica parte homem, parte águia, conhecida como o rei dos pássaros na mitologia Indiana.

Uma vez que esta espécie nunca foi observada viva, nada se sabe sobre sua biologia ou comportamento. Os machos da Megalara garuda são nitidamente maiores do que as fêmeas possuem maxilares  muito longos, disse um comunicado da universidade.

fonte