Tubarão “Ciclope” extremamente raro encontrado no México.

Um tubarão Ciclope extremamente raro foi confirmado no México. O feto de 56 centímetros de comprimento tem um  único olho, funcionando na frente da sua cabeça — a marca de uma condição congênita chamada ciclopia, que ocorre em várias espécies animais, incluindo os seres humanos.

O pescador  Enrique Lucero León capturou um Cação grávido perto da ilha de Cerralvo no Golfo da Califórnia. Quando León abriu a sua captura, ele encontrou o estranho  embrião masculino  juntamente com seus nove irmãos normais. “Ele disse, isso é incrível — Uau,” disse biólogo Felipe Galván-Magaña, do centro interdisciplinar de ciências marinhas em La Paz, México.

Uma vez Magaña Galván e colega Marcela Bejarano-Álvarez ouviu falar sobre a descoberta — que foi colocada no Facebook — a equipe teve a permissão de León para emprestar o tubarão para pesquisas. Os cientistas então radiografaram o feto e revisaram pesquisas anteriores sobre a ciclopia em outras espécies para confirmar que o achado é de fato um tubarão Ciclope.



Tubarões Ciclope já  foram documentados por cientistas  anteriormente, também como embriões, disse Jim Gelsleichter, um biólogo de tubarões da universidade do norte da Florida, em Jacksonville. O fato de que até hoje nenhum tubarão ciclope ter sido capturados fora de um útero sugere que os animais com esta condição congênita não sobrevivem muito tempo na natureza.


Em geral, encontrar um animal tão incomum reforça que os cientistas ainda têm muito a aprender,  acrescentou Gelsleichter
“É uma experiência humilhante  perceber que você não viu tudo ainda.”

Fonte

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *